Principal Aplicativos e Integrações Dialogflow para a Plataforma ChatFree

Dialogflow para a Plataforma ChatFree

Última atualização em Sep 03, 2024

Como trazer seu chatbot Dialogflow para a Plataforma ChatFree?

Os chatbots são valiosos para muitas equipes de engajamento com clientes. Eles lidam eficientemente com perguntas triviais, liberando os agentes humanos para se concentrarem em questões mais urgentes.

Dialogflow é uma plataforma líder de PNL (Processamento de Linguagem Natural) para a criação de chatbots personalizados. Neste guia, explicamos como você pode criar um bot no Dialogflow e integrá-lo facilmente ao ChatFree.

Como criar um bot no Dialogflow?
Passo 1. Acesse seu Console do Dialogflow. Usaremos o Dialogflow Essentials para este artigo. Clique em "Create Agent" (Criar Agente). Você verá opções como estas:


Passo 2. Você precisará criar intenções (intents) com base em como deseja que seu bot responda. Haverá 2 intenções padrão no projeto chamadas "Default Fallback Intent" (Intenção de Retorno Padrão) e "Default Welcome Intent" (Intenção de Boas-Vindas Padrão), como mostrado abaixo.

Isso conclui a configuração básica do bot. Vamos criar uma conta de serviço e conectá-la ao ChatFree.

Você também pode criar intenções adicionais para seus casos de uso específicos. A Plataforma ChatFree também suporta intenções avançadas que permitem a transferência para um agente, mensagens interativas, etc. Consulte: Role para baixo até "Intenções Avançadas".

Passo 3. Crie uma conta de serviço. Para conectar este bot ao ChatFree, você precisa criar uma conta de serviço no console do Google Cloud. Navegue até o console do projeto no Google Cloud clicando no ID do projeto nas configurações do projeto.


Navegue até IAM e Administrador -> Contas de Serviço. Você verá uma tela como a mostrada abaixo. Clique em "Criar Conta de Serviço".

Forneça um nome e uma descrição para a Conta de Serviço, conforme mostrado abaixo.

Para conceder acesso, selecione "Dialogflow API Client" na lista suspensa.


Continue e clique em "Concluído". Agora, você verá o serviço listado no painel. O próximo passo é criar uma chave para que ela possa ser compartilhada com a Plataforma ChatFree. Clique na conta de serviço e depois na aba "Chaves". Em seguida, clique em "Adicionar chave". Você verá uma tela como a mostrada abaixo.


Clique em "JSON" e depois em "Criar". Isso gerará uma chave para sua conta de serviço. Baixe a chave e salve-a para uso posterior.

Configurando a Integração do Dialogflow na Plataforma ChatFree.​

A plataforma ChatFree possui uma integração nativa com o Dialogflow. Você pode conectar seu bot ao Chatfree em dois passos rápidos.

Passo 1. Vá para "Configurações -> Aplicações -> Dialogflow". Clique em "Configurar".
Passo 2. Clique no botão "Adicionar um novo hook". Isso abrirá uma janela de configuração. Você precisará adicionar o "ID do Projeto", o "Arquivo de Chave do Projeto" e uma caixa de entrada para criar um hook. Copie o conteúdo do arquivo de chave que você baixou anteriormente e cole na área de texto.

Ao acionar uma intenção com o payload acima, o ChatFree alternará o status da conversa para aberto e a encaminhará para um agente.

Mensagens Interativas
Nota: Mensagens interativas são suportadas atualmente apenas na caixa de entrada do site.

A integração ChatFree-Dialogflow também suporta mensagens interativas. Os seguintes tipos de mensagens interativas são suportados:

  • Opções (suporte para acompanhamento)

  • Cartões

  • Artigos

Criando uma Intenção de Mensagem Interativa
Você pode criar outras mensagens interativas alterando payload conforme mencionado no guia de mensagens interativas.

Crie uma intenção com frases de treinamento necessárias e uma resposta de "payload Personalizada", conforme mostrado abaixo para uma mensagem de opções.